O Threads é uma rede social da Meta lançada em 5 de julho de 2023. Gratuito para baixar no Google Play e App Store, a plataforma do Threads fornece uma experiência muito parecida com a do X (antigo Twitter): os usuários têm acesso a um feed com posts sobre o que está acontecendo no mundo e podem iniciar suas próprias conversas.
Para se inscrever, o novo usuário precisa usar uma conta do Instagram. Ao fazer login, ele mantém o mesmo @, senha e nome de conta, embora possam editar sua biografia.
Na primeira semana de atividade, o clima no Threads se parecia um pouco com o primeiro dia de aula. Foram mais de 100 milhões de novos usuários se juntando para experimentar o aplicativo do momento e escrever suas primeiras postagens.
Quando o Threads chegou à App Store em julho de 2023, Elon Musk estava nos primeiros meses sob a liderança do X e tinha incitado Mark Zuckerberg, dono da Meta, a uma luta literal que nunca aconteceu.
O Twitter, que passou a ter uma nova ameaça de concorrência com o lançamento do Threads, enfrentava um momento delicado. E o lançamento da Threads contrastava com as notícias ruins vindas da X.
Com a chegada de Elon Musk, houve um lay-off de setores e funcionários da empresa — em entrevista para a CNN, Musk informou na época que cortou 80% dos funcionários. No mesmo período, a rede passou por mudanças com consequências reais para a experiência do usuário, como lentidão e mudanças na verificação dos perfis oficiais.
O Threads representava ali um convite para os usuários insatisfeitos com as transformações do antigo Twitter, mesmo que oferecesse uma plataforma mais básica. Depois de completar o seu 1° ano de aniversário, a nova rede social do Zuckerberg não superou a popularidade do X, mas continua a crescer em número de usuários.
Dados da The Verge mostram que o Threads está em ritmo constante de crescimento no seu primeiro ano, embora não tão rápido quanto nos primeiros meses de atividade:
Vários fatores estão associados ao crescimento constante do Threads em número de usuários, incluindo a diversificação de funcionalidades, que vem acontecendo desde o seu lançamento em julho de 2023.
e você é uma marca procurando novas maneiras de se conectar com o público ou um influenciador querendo expandir seu alcance sem muito esforço extra, testar o Thread pode valer a pena — afinal, é possível alcançar a parte da sua audiência do Instagram que usa a nova rede sem muito esforço.
Mas, se você está no limite de sua capacidade de gerenciamento de redes sociais ou cético quanto a mudanças futuras, talvez seja melhor esperar e ver como a plataforma evolui.
De qualquer forma, manter um olho no Threads pode ser uma boa ideia, afinal, no mundo das redes sociais, quem dorme no ponto perde a chance de surfar a próxima grande onda.
Do ponto de vista dos usuários, experimentar o Threads pode valer a pena devido à facilidade de fazer login pelo Instagram.
A curiosidade de saber se o seu influencer favorito posta algum conteúdo exclusivo por lá ou até se existem memes que valem a pena o tempo com uma nova rede social são outras motivações que podem te levar ao Threads.
Por outro lado, fato é que a base de usuários ainda é relativamente pequena e o Threads não faz parte das maiores redes sociais usadas no Brasil. Isso significa que, por enquanto, muitos dos seus amigos e conhecidos podem não estar na plataforma, o que pode limitar um pouco o alcance dos posts e a sua interação inicial.
Via Rockcontent